PRODUTO ADICIONADO NA SACOLA DE COMPRAS
Carrinho Vazio

Conservação a vácuo: saiba como funciona

A conservação a vácuo de alimentos é uma técnica que tem por objetivo principal aumentar a durabilidade dos produtos, isso implica na total retirada do ar existente no interior da embalagem por meio do uso de equipamentos desenvolvidos especialmente para esse fim.

Além disso, para evitar que o ar entre novamente em contato com os alimentos depois da sua remoção, a embalagem é totalmente selada. Dessa forma, é possível armazená-la e transportá-la com mais segurança, sem que haja riscos de contaminação.

 

Como é feita a conservação a vácuo

O equipamento utilizado para viabilizar a conservação a vácuo é a seladora, uma máquina robusta e de funcionamento simples que não apenas suga o ar de dentro das embalagens, mas também as sela.

Assim, todo processo é feito em três passos simples:
- Os alimentos são inseridos dentro das embalagens plásticas;
- As abas da embalagem devem ser encaixadas posicionadas na barra de selagem da seladora;
- Abaixe a tampa da câmara para começar o processo, a seladora extrai todo ar e lacra a embalagem que já pode ser acomodada em caixas para transporte.

Depois de embalados a vácuo, os alimentos podem ser destinados à refrigeração, pois quando congelados, suas propriedades, como aroma, textura e sabor, são bem conservadas.

 

Técnicas para embalo

Uma dúvida comum a respeito dessa conservação é se todos os alimentos podem ser embalados e conservados por meio dessa técnica, a resposta para essa pergunta é sim, pois, por não haver adição de conservantes e químicos, não há nenhum prejuízo à sua integridade.

Entretanto, existem técnicas que tornam o processo de embalo e conservação mais profissionais e com melhores resultados. Conheça as principais:

- Alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes podem ser embalados inteiros. Porém, ao serem fatiados, é possível aproveitar melhor a embalagem. Além disso, uma opção lucrativa é vender alimentos já picados e descascados, uma vez que agregam maior valor;

- Acondicionar sementes, grãos e cereais a vácuo, tanto in natura, quanto picados, amassados e triturados também é uma boa sugestão, sendo que é mais fácil separar esses alimentos em porções quando são embalados com ajuda das seladoras;

- Queijos, carnes e frios são divididos em porções de diferentes tamanhos e, são os alimentos que mais se beneficiam da técnica a vácuo, pois sua durabilidade é aumentada em até 5 vezes quando não estão em contato direto com o oxigênio.

 

Vantagens de usar Embaladora a Vácuo

Alimentos embalados a vácuo têm sua durabilidade aumentada devido ao controle microbiológico favorecido pela retirada do ar. Afinal, a ausência do oxigênio impede a proliferação de fungos e bactérias que aceleram sua deterioração.

Logo, por não se deteriorarem rapidamente, há uma sensível redução nos índices de perda de produtos. O descarte de alimentos estragados gera não apenas prejuízos, mas também desperdício.

Além disso, ao serem conservados a vácuo, os alimentos mantêm seu frescor, aroma e uma aparência mais bonita e atraente aos consumidores, por isso, é seguro afirmar que esse tipo de embalagem termina por valorizar os produtos.