O Relógio de Ponto Cartográfico funciona com o auxílio de um cartão de ponto manual (normalmente o cartão é feito de papelão). No cartão são impressos os horários de ponto dos funcionários, de acordo com o período do dia em que se encontra.
A escolha do período do dia é feita pelo próprio funcionário, no momento que este irá efetuar o registro do seu ponto. Pode ser dividido, em três momentos diferentes, conforme descrito a baixo:
Período da Manhã (entrada e saída);
Período da Tarde (entrada e saída); e
Período Extra (entrada e saída).
O período da manhã corresponde a dois momentos: a chegada do funcionário à empresa onde ele faz a primeira marcação do ponto, e o momento de saída para o almoço, onde o funcionário faz a segunda marcação do ponto.
O período da tarde corresponde à volta do almoço, onde o funcionário faz a terceira marcação do ponto, e o fim do expediente, onde o funcionário faz a quarta marcação do ponto. Assim encerrando mais um dia de serviço.
Já o período extra corresponde às horas extras feitas pelo funcionário, após o horário de expediente. Assim, ele registra seu ponto logo após o final do expediente, e registra novamente quando terminar suas atividades dentro da hora extra.